Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

leosanchezpp
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 6:19 pm
Contato:

Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por leosanchezpp »

Fala galera, blz?

Recentemente readquiri um Master System I, original, lindão. Ainda na caixa com direito ao isopor intacto, manual de instruções e até o papel de garantia inteiro.
Depois da emoção de reviver a jogatina direto no console (falo disso no blog) comecei o corre para comprar cartuchos do bom e velho Master.
Eis que um amigo, o Marcel do blog Na Praia 4 - Master System Reviews (http://marcelnapraia4.blogspot.com/) me presenteou com seu cartucho, o clássico Phantasy Star.
Com direito à caixa. Lindão mesmo.

O problema é que o bichinho não tá funfando.
Recebi ele ontem e quando cheguei em casa, já inseri o cartucho, liguei e... Hang-on e Safari Hunt? Não devo ter encaixado bem, pensei.
Tirei e coloquei novamente com muita fé e nada, fiz a manobra umas dez vezes novamente e nada. Mas o estranho é que ele não dá erro ou coisa parecida, simplesmente o console ignora o cartucho, como se não tivesse lá. Tentei colocar meio levantado de um lado, depois do outro, tb tentei colocar bem forte e depois levemente encaixado... nada.
Inseri outros cartuchos, tudo ok.

Bom, pensei, hora de tentar o plano A. Limpeza simples.
Abri o cartucho, peguei álcool isopropílico e um cotonete, molhei a haste e limpei com calma. Esperei pacientemente secar e tentei de novo. Nada.

Plano B: limpeza pesada. Abri novamente o cartucho, e com uma borracha branca, passei de leve no pente do cartucho. limpei bem os resíduos e tentei novamente. Nada.

Então fui dormir para acordar cedo hoje e colocar em prática o plano C: procurar ajuda pessoalmente. Fui hoje cedo no centro da cidade (aqui de Sorocaba-SP) e passei em quase todas as lojas de consertos de eletrônicos em geral. Os primeiros negaram mexer no cartucho alegando não trabalhar com isso. Depois achei um que disse que consertava consoles, mas que cartucho não existia conserto então ele nem tentou. Quando achei que não viria mais nenhuma ajuda, tava indo embora, avistei uma loja de conserto de rádios antigos e outros eletrônicos.
Parei lá, meio que sem esperança e um cara simpático me atendeu. Falei pra ele assim "Cara, sei que vc vai dizer que não, mas não custa perguntar, você consegue consertar isto?" E mostrei o cartucho. O cara deu um pulo e puxou da minha mão dizendo "Caraaaalho velhooo, Phantasy Star!!!!! Não acredito!!! Cara, ce quer me fazer chorar? Amo esse jogo!" Wowww, pensei, esse cara gosta mesmo, que bom.
Então perguntei "Bixo, ce consegue fazer ele funcionar?" Ele disse que não sabia, mas ia tentar me ajudar, entrou com nosso amiguinho por uma porta e demorou um pouco. Então voltou e me mostrou o que fez. Ele trocou a bateria (soldou bonitinho a nova) e deu um banho na placa com um produto para tirar a oxidação (provavelmente causada pela deterioração da bateria devido ao tempo). A placa ficou brilhando, novinha, com cheiro de nova. Então ele me cobrou só a bateria (5 conto, o cara foi muito gente boa) e me devolveu com votos de sucesso, diz que tava torcendo muito pra dar certo.
Infelizmente não rolou tb.

Resumindo é isso... coloquei umas fotinhas anexo de como ficou com o banho que levou, rs. Mas ainda não desisti, vou fazer o possível e o impossível para recuperar esse cartucho, esse objetivo virou questão de honra =D

Bom, agora to indo pro plano D: pedir ajuda aqui no fórum... alguém tem alguma ideia?

Obs.: Um detalhe que notei, é que o cartucho entra com mais facilidade que os outros. Normalmente os cartuchos são duros de entrar e mais ainda de sair. Esse entra e sai facilmente. Da sensação que é mais fino, rs

Abraços,
Leo
Anexos
Foto0908.jpg
Foto0907.jpg
Foto0906.jpg
Foto0905.jpg
Foto0903.jpg
Foto0897.jpg
Foto0895.jpg
Foto0909.jpg
QG Master :: A casa do Master System ::
http://qgmaster.blogspot.com/
Ankoku Dragon
Mensagens: 429
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:41 pm

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Ankoku Dragon »

Eu ia sugerir que você limpasse os contatos com palha de aço (geralmente dá certo comigo) mas já estão limpos... =\ Bom, em todo caso pode parecer bobeira mas você também pode tentar assoprar a fita.

A respeito do encaixe: os jogos que tenho são duros de entrar e sair - como você disse. Acho que pode ser algo na carcaça de plástico. Se você tiver outros carts., faça um teste trocando as carcaças. ^^
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 898
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Melanogaster »

Mas a palha de aço realmente funciona em alguns casos onde a limpeza convencional já foi realizada. Em 2010 mesmo comprei um Golvellius do Jair e um Sonic 2 do Kolisão, ambos daqui do fórum, e este procedimento acabou sendo necessário: após a usual sessão de purificação dos cartuchos não fazê-los funcionar, tive de recorrer a uma pequena esfregada nos contatos com palha de aço. Honestamente, contudo, essa ideia não haveria me passado pela cabeça se não tivesse realizado um teste simples (e por acaso) de continuidade nos contatos com um multímetro, pois até então isso jamais havia sido necessário.

Sobre a facilidade/dificuldade da entrada dos cartuchos no slot, isso está relacionado com os contatos em si. O Corredor X, como integrante do clube dos isopropílicos, talvez possa dizer como normalmente se comportam os cartuchos após serem limpos com álcool. Mas como adepto do time dos desengripantes à base de silicone, posso afirmar que todos os cartuchos entram absolutamente macios depois de limpos com o spray.
Imagem
leosanchezpp
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 6:19 pm
Contato:

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por leosanchezpp »

Agora a tarde eu vi a dica da palha de aço e fiz. Passei com muita calma e levemente sobre os contatos... mas não rolou tb...
e até tentei trocar a carcaça de plástico, sem sucesso tb.
Será que é uma boa passar o desengripante à base de silicone depois de ter limpado com isopropílico?
Bom, valeu pela ajuda amigos, vou continuar tentando ressucitá-lo, mas to achando que este é mesmo um caso perdido =S
QG Master :: A casa do Master System ::
http://qgmaster.blogspot.com/
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Agrobel »

Pode não ser muito elegante, mas diante de tantas tentativas e procedimentos sem sucesso, convém perguntar ao seu amigo, aquele que o presenteou, se o cartucho funcionava, ou se algo aconteceu ao cartucho, uma queda, um relâmpago durante uma tempestade, uma queda acidental em água, ou chuva... enfim, se esse amigo pode te ajudar a saber o motivo do cartucho não estar funcinando.

Você já disse que o cheiro da placa é de nova. Procure algum sinal de componente queimado, um chamuscado ou escurecimento (pode acontecer em apenas um lado ou pequena área do componente).

Se tiver oportunidade, teste em outro console também. Quem sabe se apenas uma das garras do slot do seu Master System, necessária apenas para alguns layouts de cartuchos, mas não para outros, não está fora de posição?
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 898
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Melanogaster »

Só para deixar claro, não que seja via de regra, a esfregada com palha de aço nos meus casos só funcionou após empregar força tal que assustaria qualquer colecionador meticuloso que se preze, a princípio. De fato não é um procedimento muito recomendado para ser feito regularmente, mas uma vez apenas dificilmente prejudica o cartucho.
Imagem
leosanchezpp
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 6:19 pm
Contato:

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por leosanchezpp »

Boas dicas!
Então Agrobel o meu amigo disse que não sabia se ia funcionar qdo me deu pois estava guardado sem usar há muito tempo... mas disse que a última vez que usou estava td ok...
Vou procurar minunciosamente por componentes queimados. O lance de testar em outro console seria ótimo, mas não sei de outra pessoa que tenha por perto, vou dar uma pesquisada. Valeu mesmo!!!
Melanogaster, tb vou tentar isso, mas aplicar força me dá até arrepios de pensar, rs... valeu! =D
QG Master :: A casa do Master System ::
http://qgmaster.blogspot.com/
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Agrobel »

Dei uma olhada nas fotos, e a primeira foto mostra bem dois pontos de solda refeitos, e uma solda que parece descolada, levantada. O primeiro ponto de resolda está logo acima do 13o contato, da esquerda para a direita. O segundo ponto de resolda está ma mesma linha vertical, pouco acima do meio da placa. Se tiver um multímetro ou um ohmímetro, siga as trilhas e faça testes de continuidade entre o contato que faz parte da trilha, e a perna do componente que está nessa resolda, do outro lado da placa.

A solda que parece estar levantada está bem ao lado do furo esquerdo, na foto.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Agrobel »

Ah, esqueci de deixar bem EXPLÍCITO:

ANTES DE FAZER ALTERAÇÕES NO CARTUCHO OU MESMO NO CONSOLE, O MELHOR É TESTAR O CARTUCHO, COMO ESTÁ, EM OUTRO CONSOLE.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
leosanchezpp
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 6:19 pm
Contato:

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por leosanchezpp »

Legal Agrobel, eu não tenho um multímetro, mas tenho um amigo que tem e amanhã mesmo vou levar até ele para fazer o que falou! =D
QG Master :: A casa do Master System ::
http://qgmaster.blogspot.com/
leosanchezpp
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 6:19 pm
Contato:

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por leosanchezpp »

Resolvido. Esse meu amigo pegou pra arrumar e sei lá o que fez, mas arrumou. Valeu galera!!! =D
QG Master :: A casa do Master System ::
http://qgmaster.blogspot.com/
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Agrobel »

Como assim "Esse meu amigo pegou pra arrumar e sei lá o que fez, mas arrumou." ??????????????????? Vai ter que ver com ele e explicar pra nós aqui, fio!!! Isso aqui é um banco de dados, não chegamos e respondemos coisas do tipo "joga fora que já era", ou "sacrifique uma ovelha em oferenda ao seu Deus, que volta a funcionar", ou ainda "pergunte em outro lugar que vão te ajudar". Vamos colaborar com todos que precisam da nossa ajuda.

Por favor, peça ao seu amigo que diga o que fez e, se possível, como e onde fez, e explique aqui pra nós, né??!!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
leosanchezpp
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 6:19 pm
Contato:

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por leosanchezpp »

Ta coberto de razão meu amigo. Puro vacilo meu! :oops:
Conversarei com ele na segunda feira sem falta e postarei aqui a resposta dele.
Peço desculpas pela falta de noção :( , eu realmente nem me liguei, mas vou corrigir isso Agrobel, fica sussa.

Abraço!
Leo
QG Master :: A casa do Master System ::
http://qgmaster.blogspot.com/
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Vectorman »

leosanchezpp escreveu:Peço desculpas pela falta de noção :( , eu realmente nem me liguei, mas vou corrigir isso Agrobel, fica sussa.
Liga pro Agro, não! Ele só parece estar com raiva, mas num tá <oldmrgreen> <oldmrgreen> <oldmrgreen>
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7350
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Ajuda - Cartucho do Master não funciona :(

Mensagem por Odin »

Ankoku Dragon escreveu:Eu ia sugerir que você limpasse os contatos com palha de aço (geralmente dá certo comigo) mas já estão limpos... =\ Bom, em todo caso pode parecer bobeira mas você também pode tentar assoprar a fita.

A respeito do encaixe: os jogos que tenho são duros de entrar e sair - como você disse. Acho que pode ser algo na carcaça de plástico. Se você tiver outros carts., faça um teste trocando as carcaças. ^^
Eu também fiz isso ano passado, limpei os contatos assim e consegui ressucitar 3 cartuchos, isso que nem sabia que isso funcionava <oldlol>

Consegui ressucitar um Tetris de NES, um jogo de SNES que não lembro agora e recentemente meu Star Fox 64 de N64, esse sim estava em muito mal estado, nem pegava, mas limpando ele consegui trazer ele de volta a vida.
Imagem

Imagem

Imagem
Responder