Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Que o Sonic é um dos mascotes mais amados dos games até hoje e que suas primeiras aventuras foram no Mega Drive, todo mundo sabe.

Imagem


E quando algo tem grande repercussão, surgem diversos outros produtos do gênero para pegar “carona” em seu sucesso, alguns com resultados muito positivos e outros nem tanto.

Pensando nisso, decidimos selecionar hoje alguns jogos parecidos com o Sonic lançados para o Mega Drive.

Tiny Toon Buster Hidden Treasure Adventure

Um personagem azul que corre em alta velocidade e deve pular nos inimigos para chegar ao final da fase e enfrentar as engenhocas de um cientista louco. Estamos falando do Sonic, certo? Errado! Este é Tiny Toon: Buster Hidden Treasure Adventure.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/h4SH0SgayXs[/BBvideo]
O game foi desenvolvido pela Konami e a ideia é promover a série de TV do Perninha e seus amigos. Sendo muito divertido, ele peca justamente na originalidade porque ele é muito parecido com o Sonic, o que paradoxalmente pode ser uma virtude.

Até mesmo a animação de espera do coelho é uma referência ao azulão da SEGA, com direito a “bater o pé”. Não deixe de conferir nossa análise.

Bubsy in Claws Encounters of the Furred Kind

Outro jogo que veio para pegar “carona” no sucesso dos jogos do azulão, o Bubsy é um mascote criado pela Accolade em que você controla um gato antropomórfico que corre em alta velocidade por cenários coloridos e deve coletar bolas de linhas.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/Qs1RiqTapu0[/BBvideo]
Durante sua produção, ele era chamado de “o próximo Sonic The Hedgehog”, porém nunca alcançou o sucesso do mesmo por seu nível de dificuldade alto e controles não muito bons devido a físicas falhas e um level design ruim.

Por outro lado, seus visuais são inquestionavelmente bacanas e o protagonista é cheio de carisma. Chegou a ganhar algumas sequências, incluindo um Bubsy II no próprio Mega Drive que não contou com o criador Michael Berlyn, e este criticou severamente o jogo dizendo que ele praticamente “matou a franquia”.

“Bubsy II falhou no gerenciamento do personagem. Foi feito por pessoas que, por mais talentosas e interessadas que fossem, não entenderam a visão original” – disse.

Ristar

Este não aposta no estilo “plataforma rápida” como os dois jogos anteriores, mas o estilo do azulão é bem visível em todo o estilo artístico do game. Isso porque ele foi desenvolvido pela Sonic Team e, curiosamente, suas origens também remetem ao mascote da SEGA.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/h8kSwhVgNFk[/BBvideo]
Enquanto desenvolviam o primeiro Sonic, a ideia original era ser um coelho que tivesse orelhas que se estendessem e pegasse objetos. No entanto, quando o foco passou a ser a velocidade, a ideia foi “engavetada”, mas anos mais tarde acabou rendendo o Ristar.

Considerado um “clássico cult” do Mega, o Ristar tem gráficos bem impressionantes para o console, alcançando facilmente a nota dez neste quesito, além de uma jogabilidade excepcional e a própria estrela tem bastante carisma. Para mais informações, não deixe de ler nossa análise.

Pulseman

Feito por ninguém menos que a Game Freak, que anos mais tarde ficaria famosa pelos jogos de Pokémon, a ideia de Pulseman era que o personagem fosse “melhor que o Sonic em tudo”.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/01nJ92b3Yj0[/BBvideo]
Se o Sonic corria na velocidade do som, Pulseman correria na velocidade da luz; se o Sonic corria em cenários lineares por loopings, o Pulseman teria a habilidade de voar pelos cenários de modo diagonal.

Apesar do jogo em si não apostar no estilo de plataforma rápido, o estilo de plataforma, e os visuais coloridos com um protagonista que é ao mesmo tempo “fofo” e “marrento” são características oriundas do Sonic. Também já temos uma análise dele por aqui.

Zool

Durante a época da “Guerra dos Mascotes”, a Gremlin Graphics “entrou na briga” e lançou para o Commodore Amiga o Zool, que também acabou chegando ao Mega Drive.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/Xz99maNBLOM[/BBvideo]
Assim como o Sonic, o personagem corre rápido em um jogo de plataforma e a ideia é ir do ponto “A” ao “B” passando por cenários “malucos”, coloridos e muito bem animados, com diversas passagens secretas.

Mesmo não alcançando status de “lendário” como alguns outros mascotes de sua época, o jogo é bastante divertido, tem cenários criativos e uma trilha sonora bem animada. O típico “bom jogo” para passar em uma tarde.

Socket

Exclusivo do Mega Drive, Socket é um game desenvolvido pela VIC Tokai e, provavelmente, é um dos menos conhecidos desta lista.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/8J9G6JA4EBI[/BBvideo]
Trazendo inúmeros elementos da série Sonic, ele é considerado um “clone” por suas diversas homenagens, incluindo áreas em alta velocidade, nomes de fases parecidos (Emerald Forest, por exemplo), molas, chefes, bônus e por aí vai.

High Seas Havoc

High Seas Havoc foi desenvolvido pela Codemaster e é mais um game que utiliza a fórmula dos games de plataforma de sua época.
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/-7Re3sv7538[/BBvideo]
Mesmo não focando tanto na velocidade, o personagem é um animal antropomórfico meio marrento e a primeira fase é um cenário tropical bem semelhante a Green Hill Zone.

Um jogo com identidade própria, com bons gráficos e uma trilha sonora bem ambientada, este vale a conferida.

Rocket Knight Adventure

Um protagonista azul, rápido em um jogo de plataforma sempre lembrará os jogos do Sonic, só que além disso, o jogo Rocket Knight Adventures 2 tem uma fase final extra onde o protagonista atinge uma super forma em que ele fica dourado e tem todas as suas habilidades potencializadas. Uma clara homenagem ao Super Sonic!
[BBvideo=560,315]https://youtu.be/aiVg4YShx5g[/BBvideo]
Já fizemos uma análise dele pro aqui, mas se você procura um jogo excelente em todos os pontos, muito divertido, cheio de inspirações em games contemporâneos e ao mesmo tempo com identidade própria, você deve testá-lo.

Fonte: Blog Tectoy
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Mensagem por Sønic[U.G] »

Cool Spot, os jogos do Chester Cheetah, alguns do Mickey e do Pato Donald (Quackshot, Castle/World of Illusion), Marsupilami e McDonald's Treasure Adventure Land também são na linha do Sonic... inclusive o jogo "Spot Goes to Hollywood" lembra o Sonic 3D Blast.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Sønic[U.G] escreveu: Qui Mar 28, 2019 11:02 pm Cool Spot, os jogos do Chester Cheetah, alguns do Mickey e do Pato Donald (Quackshot, Castle/World of Illusion), Marsupilami e McDonald's Treasure Adventure Land também são na linha do Sonic... inclusive o jogo "Spot Goes to Hollywood" lembra o Sonic 3D Blast.
Tem muito jogo bom na formula do Sonic no Mega Drive, isso é ótimo.
Avatar do usuário
extra skater
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jun 20, 2016 12:05 am
Localização: Recife, PE
Contato:

Re: Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Mensagem por extra skater »

Pulseman pra mim sempre pareceu um mix de Sonic e Rockman.

Aliás, Pulseman não era jogo sem mídia física, tinha que ser baixado pelo Sega Channel?
Como funcionava esse Sega Channel?
extra skater
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

extra skater escreveu: Seg Abr 01, 2019 11:54 am Pulseman pra mim sempre pareceu um mix de Sonic e Rockman.

Aliás, Pulseman não era jogo sem mídia física, tinha que ser baixado pelo Sega Channel?
Como funcionava esse Sega Channel?
Acho que era um estilo de jogos por assinatura, não lembro de ter feito algum tópico a respeito, sempre bom pesquisar.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Quase Sonic - Os jogos semelhantes aos do azulão no Mega Drive

Mensagem por Jair »

Sega Channel funcionava através da tv a cabo.

Sent from my moto x4 using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder