![Imagem](http://www.museumofplay.org/online-collections/images/Z007/Z00721/Z0072159.jpg)
O problema do 5200 foi que o console não possuía nenhuma compatibilidade com os softwares ou periféricos dos computadores 8-bit. Nem mesmo havia compatibilidade com os cartuchos do videogame anterior da empresa, o Atari 2600.
Em 1987 a Atari Corp. recriou a estratégia colocada em prática cinco anos antes, mas com algumas melhorias. O Atari XE Game System foi criado usando o Atari 65XE (um computador da linha 8-bit) como base.
![Imagem](https://i.imgur.com/1cLB3Im.jpg)
A principal diferença desse lançamento com o anterior, é que o Atari XEGS, como é conhecido, possui total compatibilidade com a família 8-bit. De fato, o console pode se comportar como um computador e, nesse caso, até mesmo impressoras e drivers de disquete podem ser ligados a ele.
A ideia da Atari era criar um computador para iniciantes somado com um videogame sofisticado, isso convenceria as produtoras e desenvolvedoras a lançarem jogos para o console. De fato o XEGS realmente funcionava como um computador para iniciantes, já que era mais simples que os outros Home Computers da época, como o Atari 130XE. O problema estava no videogame sofisticado.
![Imagem](http://www.vectronicscollections.org/consoles/images/atarixe/msnap2.jpg)
O videogame era vendido em duas versões diferentes: uma somente com o console e seu controle (um joystick similar ao do Atari 2600) e a outra com o joystick, um teclado (que faria o XEGS se comportar como um videogame) e uma pistola.
O controle em formato de pistola já havia sido apresentado ao público pela Ni***ndo e era a vez da Atari tentar trazer a novidade para seus consoles. Com compatibilidade com os Atari 2600 e 7800, aXE Light Gun era utilizada em jogos com função de tiro ao alvo, onde o jogador iria usá-la para atirar em alvos na tela.
![Imagem](http://ravingroo.com/wp-content/uploads/2016/01/Atari-XE-Game-System-XEGS-01268-3.jpg)
Uma ótima ideia, porém sem muitos títulos bons para serem aproveitados no XE Game System. Outro problema em relação aos jogos foram os lançamentos que chegaram as lojas junto com o console. A maioria dos jogos eram relançamentos de antigos jogos para os 8-bit, sem nenhuma alteração gráfica ou de jogabilidade.
![Imagem](http://www.videogameconsolelibrary.com/images/1980s/87_Atari_XEGS/xegs-09-cr.jpg)
Aconteceu o óbvio, o Atari XE Game System era um console com uma biblioteca de jogos gigantesca, mas a grande maioria desses títulos eram antigos e ultrapassados. Simplesmente não foi possível competir com o Nintendinho e seus jogos inéditos.
![Imagem](http://www.vectronicscollections.org/consoles/images/atarixe/psnap1.jpg)
Outro grande empecilho para as vendas do console foi que ele co-existiu nas prateleiras com outros dois videogames da empresa, o Atari 2600jr e o Atari 7800. Com três videogames da mesma empresa para escolher, além do Ni***ndo Entertainment System, as vendas do Atari XEGS não foram boas.
Em 1992 a Atari Corp anunciou oficialmente o cancelamento do Atari XE Game System, junto com toda a linha de computadores 8-bit.
Fonte: Atari Family