Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
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Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Na década de 1980, uma onda futurista tomou conta da cultura de massa. Já vinha de antes, na verdade: de Arthur C. Clarke "descoberto" no cinema no fim dos anos 60 com 2001: Uma Odisseia no Espaço aos vários Planetas dos Macacos e Star Wars (que se estenderam desde os anos 70), o filão seguiu forte, com o auge naquele período.
Ia da ficção de fantasia total ao exercício de imaginar o futuro. De viagens no tempo como De Volta Para o Futuro ao metaverso – palavra na moda hoje – de Tron. Tinha ainda os distópicos, como Blade Runner e Terminator. Qualquer coisa vendida como futurista vendia, fosse filme, livro ou videogame.
Quando não vendia, ainda fazia barulho. O arcade Time Traveller, por exemplo, usava tecnologia de holograma quase impraticável em termos de custo – ao menos em larga escala (o que não era o caso). Foi algo que geral esbugalhou os olhos ao ver nas revistas. Aquilo cheirava a qualquer coisa saída de devaneios tecnológicos.
Os primeiros modelos de óculos 3D para consoles tiveram recepção entusiástica parecida. A verdade é que a maioria dos jogadores nem chegava a experimentá-los, mas eles exalavam tecnologia, aquela coisa do "o futuro chegou". O NES ganhou um modelo exclusivo no Japão em 1987 – que por motivos óbvios, mal vimos por esses lados. Eu mesmo nunca sequer vi um.
O Master System, pouco depois, teve seu SegaScope 3-D Glasses, aqui no Brasil conhecido simplesmente como Óculos 3D. Idealizado por Mark Cerny, então um dos principais nomes da Sega – e hoje um dos principais caras da S**y –, os óculos deram uma aura de produto do futuro ao console como poucos periféricos da época.
Lembre-se: estamos falando de 1989. Mesmo sem jogar, a gente olhava aquilo e parecia realmente que o futuro da ficção tinha virado realidade de repente.
A Tectoy colaborou, com uma propaganda na TV que mostrava um moleque jogando Missile Defense 3-D (jogo também de Cerny). Os mísseis pareciam sair da tela; veja no vídeo, a partir dos 20 segundos.
Na ingenuidade infantil, a gente não sacava que era só traquinagem de marketing. Jamais os óculos se aproximariam de tal realismo.
nfelizmente, o preço dos Óculos 3D não era tão acessível e muita gente não teve interesse ou não conseguiu comprá-lo. Meu caso: tive um Master System no começo dos anos 90, quando o Mega Drive já tinha sido lançado mas o 8-bit ainda tinha lançamentos. Com isso, consegui aproveitar bem a geração.
Ou não tão bem, já que nunca pude experimentar os óculos.
Alguns amigos diziam que não era tudo isso. Lembro de um claramente descrevendo a experiência como "uma ", já que o apetrecho fazia pouco mais do que "ampliar um pouco o que está na tela".
Como assim "ampliar a tela"? Não entendi bem, mas também não comprei um. Os anos se passaram. O Master caiu em desuso, vieram Mega Drive, Saturn... Virou antiguidade, acabei quase doando o meu no começo dos anos 2000 (vendi por um preço simbólico).
Cresci, virei adulto e o verme dos Óculos 3D ficaram mofando num canto da minha memória, deixando minha história com o Master System incompleta. Será que era bom? Era ruim?
Não que eu ligasse, em tal altura da vida. Se já era caro na época, hoje é que eu não pagaria 400 reais ou mais por uma peça de museu só para testá-la por dez minutos.
A oportunidade de enfim experimentar os óculos veio graças a um leitor, que fez a doação de um Master System com os Óculos 3D. Caso esteja lendo, obrigado de novo, Alan.
A primeira coisa que notei foi o quanto os Óculos 3D são pequenos. Ou eu sou cabeçudo (bem provável). É difícil encaixá-lo no rosto, chegando a forçar um trincado no meio da armação – já veio assim e ao que parece, acontece com frequência porque foi projetado para cabeças de crianças. Mas não afetou o funcionamento.
Foi um ponto que achei negativo. Não há qualquer forma de ajustar a armação. Ou cabe na sua cabeça ou não cabe, fim. Se você for, digamos... "privilegiado em cabeça" e forçar muito, há sério risco de arrebentar o plástico. Ao menos é um material bem resistente e um tanto flexível.
Com mais de 30 anos nas costas, o modelo continua bonito. O design ainda parece "futurista" e descolado, e faz ainda mais sentido lembrar o impacto dele no começo dos anos 90. O design é bonito, com a superfície impecavelmente brilhante e polida.
De alguma forma, caiu bem com aquele padrão característico das embalagens do Master System, um quadriculado cinza sobre fundo branco.
Óculos na cara e o clássico Missile Defense 3D rodando. Nada. A única mudança é que a imagem tremulando na tela fica estática através dos óculos. Nenhuma sensação de tridimensionalidade.
Os óculos do Master System funcionam pelo sistema de "cortina" ou shutter. Embora pareçam apenas uma lente, cada visor é como um pequeno display de cristal líquido, que pisca em sincronia com a tela. É perceptível imediatamente ao colocar os óculos: a imagem parece estar piscando muito depressa.
Para ter certeza de que não era defeito nos óculos, pedi a outras duas pessoas que o experimentassem. Elas atestaram que certos elementos visuais pareciam "fora da tela", ou seja, levemente projetados à frente dela – aí sim, o esperado 3D.
Ou quase. Nada de muito impressionante e nem de longe parecido com a propaganda antiga. Só um pouco de volume em alguns elementos.
Trinta anos de ilusão
Como curiosidade ou item de coleção, talvez. Mas note que apenas oito jogos compatíveis foram lançados. Se o tivesse experimentado na época, eu jamais recomendaria os óculos do Master System. Era um truque até interessante e boa jogada para o marketing. E só.
De qualquer forma, valeu para matar a curiosidade. Agora sinto que minha saga com o "velho mestre" está completa. Não que estivesse perdendo grande coisa.
Fonte: Memoria Bit
Ia da ficção de fantasia total ao exercício de imaginar o futuro. De viagens no tempo como De Volta Para o Futuro ao metaverso – palavra na moda hoje – de Tron. Tinha ainda os distópicos, como Blade Runner e Terminator. Qualquer coisa vendida como futurista vendia, fosse filme, livro ou videogame.
Quando não vendia, ainda fazia barulho. O arcade Time Traveller, por exemplo, usava tecnologia de holograma quase impraticável em termos de custo – ao menos em larga escala (o que não era o caso). Foi algo que geral esbugalhou os olhos ao ver nas revistas. Aquilo cheirava a qualquer coisa saída de devaneios tecnológicos.
Os primeiros modelos de óculos 3D para consoles tiveram recepção entusiástica parecida. A verdade é que a maioria dos jogadores nem chegava a experimentá-los, mas eles exalavam tecnologia, aquela coisa do "o futuro chegou". O NES ganhou um modelo exclusivo no Japão em 1987 – que por motivos óbvios, mal vimos por esses lados. Eu mesmo nunca sequer vi um.
O Master System, pouco depois, teve seu SegaScope 3-D Glasses, aqui no Brasil conhecido simplesmente como Óculos 3D. Idealizado por Mark Cerny, então um dos principais nomes da Sega – e hoje um dos principais caras da S**y –, os óculos deram uma aura de produto do futuro ao console como poucos periféricos da época.
Lembre-se: estamos falando de 1989. Mesmo sem jogar, a gente olhava aquilo e parecia realmente que o futuro da ficção tinha virado realidade de repente.
A Tectoy colaborou, com uma propaganda na TV que mostrava um moleque jogando Missile Defense 3-D (jogo também de Cerny). Os mísseis pareciam sair da tela; veja no vídeo, a partir dos 20 segundos.
Na ingenuidade infantil, a gente não sacava que era só traquinagem de marketing. Jamais os óculos se aproximariam de tal realismo.
nfelizmente, o preço dos Óculos 3D não era tão acessível e muita gente não teve interesse ou não conseguiu comprá-lo. Meu caso: tive um Master System no começo dos anos 90, quando o Mega Drive já tinha sido lançado mas o 8-bit ainda tinha lançamentos. Com isso, consegui aproveitar bem a geração.
Ou não tão bem, já que nunca pude experimentar os óculos.
Alguns amigos diziam que não era tudo isso. Lembro de um claramente descrevendo a experiência como "uma ", já que o apetrecho fazia pouco mais do que "ampliar um pouco o que está na tela".
Como assim "ampliar a tela"? Não entendi bem, mas também não comprei um. Os anos se passaram. O Master caiu em desuso, vieram Mega Drive, Saturn... Virou antiguidade, acabei quase doando o meu no começo dos anos 2000 (vendi por um preço simbólico).
Cresci, virei adulto e o verme dos Óculos 3D ficaram mofando num canto da minha memória, deixando minha história com o Master System incompleta. Será que era bom? Era ruim?
Não que eu ligasse, em tal altura da vida. Se já era caro na época, hoje é que eu não pagaria 400 reais ou mais por uma peça de museu só para testá-la por dez minutos.
A oportunidade de enfim experimentar os óculos veio graças a um leitor, que fez a doação de um Master System com os Óculos 3D. Caso esteja lendo, obrigado de novo, Alan.
A primeira coisa que notei foi o quanto os Óculos 3D são pequenos. Ou eu sou cabeçudo (bem provável). É difícil encaixá-lo no rosto, chegando a forçar um trincado no meio da armação – já veio assim e ao que parece, acontece com frequência porque foi projetado para cabeças de crianças. Mas não afetou o funcionamento.
Foi um ponto que achei negativo. Não há qualquer forma de ajustar a armação. Ou cabe na sua cabeça ou não cabe, fim. Se você for, digamos... "privilegiado em cabeça" e forçar muito, há sério risco de arrebentar o plástico. Ao menos é um material bem resistente e um tanto flexível.
Com mais de 30 anos nas costas, o modelo continua bonito. O design ainda parece "futurista" e descolado, e faz ainda mais sentido lembrar o impacto dele no começo dos anos 90. O design é bonito, com a superfície impecavelmente brilhante e polida.
De alguma forma, caiu bem com aquele padrão característico das embalagens do Master System, um quadriculado cinza sobre fundo branco.
Óculos na cara e o clássico Missile Defense 3D rodando. Nada. A única mudança é que a imagem tremulando na tela fica estática através dos óculos. Nenhuma sensação de tridimensionalidade.
Os óculos do Master System funcionam pelo sistema de "cortina" ou shutter. Embora pareçam apenas uma lente, cada visor é como um pequeno display de cristal líquido, que pisca em sincronia com a tela. É perceptível imediatamente ao colocar os óculos: a imagem parece estar piscando muito depressa.
Para ter certeza de que não era defeito nos óculos, pedi a outras duas pessoas que o experimentassem. Elas atestaram que certos elementos visuais pareciam "fora da tela", ou seja, levemente projetados à frente dela – aí sim, o esperado 3D.
Ou quase. Nada de muito impressionante e nem de longe parecido com a propaganda antiga. Só um pouco de volume em alguns elementos.
Trinta anos de ilusão
Como curiosidade ou item de coleção, talvez. Mas note que apenas oito jogos compatíveis foram lançados. Se o tivesse experimentado na época, eu jamais recomendaria os óculos do Master System. Era um truque até interessante e boa jogada para o marketing. E só.
De qualquer forma, valeu para matar a curiosidade. Agora sinto que minha saga com o "velho mestre" está completa. Não que estivesse perdendo grande coisa.
Fonte: Memoria Bit
- Odin
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
O óculos 3D foi um dos poucos acessórios que nunca tive e sequer joguei, até hoje tenho curiosidade em jogar ele
Devo ter uns dois ou três jogos para ele aqui, um deles o Zaxxon 3D, mais um Missile Defence 3D, não lembro se tenho mais um, mas acho que nunca vou conseguir jogar eles com o óculos 3D, a não ser que um dia ache um em um grande achado, já tive sorte de conseguir outros acessórios 10 vezes mais difíceis para outros consoles, quem sabe um dia encontre um óculos 3D também
Devo ter uns dois ou três jogos para ele aqui, um deles o Zaxxon 3D, mais um Missile Defence 3D, não lembro se tenho mais um, mas acho que nunca vou conseguir jogar eles com o óculos 3D, a não ser que um dia ache um em um grande achado, já tive sorte de conseguir outros acessórios 10 vezes mais difíceis para outros consoles, quem sabe um dia encontre um óculos 3D também
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Eu joguei muito com o da minha prima que ela tinha o Master na época em que eu tinha o Top Game ainda. Mas deu um defeito ai ela me deu, cortei o fio e usei ele para ir ao Colégio, se achando o CARA.Odin escreveu: ↑Qui Fev 10, 2022 10:22 pm O óculos 3D foi um dos poucos acessórios que nunca tive e sequer joguei, até hoje tenho curiosidade em jogar ele
Devo ter uns dois ou três jogos para ele aqui, um deles o Zaxxon 3D, mais um Missile Defence 3D, não lembro se tenho mais um, mas acho que nunca vou conseguir jogar eles com o óculos 3D, a não ser que um dia ache um em um grande achado, já tive sorte de conseguir outros acessórios 10 vezes mais difíceis para outros consoles, quem sabe um dia encontre um óculos 3D também
- overday
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Dá pra sentir o efeito 3d sim, os óculos do cara devem estar ruins ou então ele tá testando em uma TV não compatível. Eu só tenho dois jogos 3d, o zaxxon e o outrun, e embora não seja como um 3DS certamente dá pra perceber o efeito de profundidade.
Editado pela última vez por overday em Sáb Fev 12, 2022 11:32 pm, em um total de 1 vez.
Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Também acho que o cara aí deve ter algum problema ou as vezes há algum mau contato. Meus óculos 3d sempre davam mau contato com o adaptador.
É claro que o efeito não é como na propaganda, mas ainda é legal.
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Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/
Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Um amigo meu perguntou se o óculos dele estava quebrado, pois não deixava o game 3D.
Eu falei que não deixava nada 3D, ele apenas "junta" as telas que ficam tremendo e sobrepõe as duas pra dar essa sensação 3D meia boca.
Eu falei que não deixava nada 3D, ele apenas "junta" as telas que ficam tremendo e sobrepõe as duas pra dar essa sensação 3D meia boca.
- geraldofigueras
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Ele descreveu um óculos com defeito certamente.
Tive o Óculos 3D com todos os jogos disponíveis na época e gostava bastante. Os efeitos eram bacanas os suficientes para serem diferenciados, mas não exagerados com no marketing, obviamente.
Concordo que o modelo parece ter sido feito pra cabeça de criança, porque aperta um pouco.
Tive o Óculos 3D com todos os jogos disponíveis na época e gostava bastante. Os efeitos eram bacanas os suficientes para serem diferenciados, mas não exagerados com no marketing, obviamente.
Concordo que o modelo parece ter sido feito pra cabeça de criança, porque aperta um pouco.
Toe Jam is a wiener
Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Eu tive os óculos 3D na época e o efeito era maravilhoso, um dos mais impressionantes era no Maze Hunter 3D, quando você pulava o personagem ia de encontro a sua cara.
Outro jogo bacana era o Missile Defense 3D, em que os cenários tinham ótimo efeito de profundidade e os misseis vinham lá de trás até chegar perto de você.
Fica uma pergunta, você testou o Óculos numa tv de lcd? pois a sincronia com os óculos só funciona 100% em tvs de tubo, talvez sua experiência não tenha sido boa por isso. Tente novamente em uma tv de tubo e veja se o seu óculos não tá quebrado ou o conector dele no Master System, porque o 3D funciona e é ótimo.
Outro jogo bacana era o Missile Defense 3D, em que os cenários tinham ótimo efeito de profundidade e os misseis vinham lá de trás até chegar perto de você.
Fica uma pergunta, você testou o Óculos numa tv de lcd? pois a sincronia com os óculos só funciona 100% em tvs de tubo, talvez sua experiência não tenha sido boa por isso. Tente novamente em uma tv de tubo e veja se o seu óculos não tá quebrado ou o conector dele no Master System, porque o 3D funciona e é ótimo.
- Odin
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Acredito que os óculos 3D só funcionem bem em TVs de tubo mesmo... Ou o cara que fez esse vídeo testou em uma TV atual, ou o óculos poderia estar com defeito ou mau contato.
Infelizmente nunca joguei em um, mas sempre vi falarem bem quem jogou,nunca vou esquecer que em meados de 2016 estive na eletrônica de um amigo que não existe mais e tinha um tiozinho lá, eu comprei uns jogos desse amigo, e esse tiozinho viu os jogos e começou a falar do óculos 3D, e ele disse que o único óculos 3D que funcionava bem era do Master System, que ele tinha visto até filmes em 3D atuais e que não funcionavam tão bem quanto ele
Infelizmente nunca joguei em um, mas sempre vi falarem bem quem jogou,nunca vou esquecer que em meados de 2016 estive na eletrônica de um amigo que não existe mais e tinha um tiozinho lá, eu comprei uns jogos desse amigo, e esse tiozinho viu os jogos e começou a falar do óculos 3D, e ele disse que o único óculos 3D que funcionava bem era do Master System, que ele tinha visto até filmes em 3D atuais e que não funcionavam tão bem quanto ele
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Também vou comentar e dar o Positivo que na época funcionava sim. Joguei muito com minha prima e era bem legal a profundidade e tudo.
- Gigacom
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
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Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Se minha memória não me trai, o que posso dizer dos óculos é o seguinte:
1 - Era estiloso pácas, fazia qualquer moleque catarrento se sentir o matador do futuro.
2 - Tão grande quanto um face-shield desses de fazer solda.
3 - NÃO PROTEGIA OS OLHOS EM CASO DE ECLIPSE SOLAR!
4 - Dizia a propaganda que com os óculos você veria os bichinho saindo da tela. Nunca consegui notar esse efeito...
1 - Era estiloso pácas, fazia qualquer moleque catarrento se sentir o matador do futuro.
2 - Tão grande quanto um face-shield desses de fazer solda.
3 - NÃO PROTEGIA OS OLHOS EM CASO DE ECLIPSE SOLAR!
4 - Dizia a propaganda que com os óculos você veria os bichinho saindo da tela. Nunca consegui notar esse efeito...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
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- Mensagens: 8
- Registrado em: Qui Set 01, 2022 10:03 pm
Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
era legal sim, dava dor de cabeça depois de zerar maze hunter, mas era legal.
- peixemacaco
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- Registrado em: Ter Out 10, 2017 2:40 pm
Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Joguei uma vez , na casa de um amigo, Master System e usei o óculo. Deu sensação de profundidade sim.
Agora...
Vocês sabem que existe uma versão de Gens, acho que o Surreal que tem possibilidade de 3d Anaglyph?
Então... Só precisa usar aqueles oculos vermelho/azul
Baixem o Gens Surreal 1.90 e em Config/Video , vejam a aba Acompal Gen3D
Falou!
Agora...
Vocês sabem que existe uma versão de Gens, acho que o Surreal que tem possibilidade de 3d Anaglyph?
Então... Só precisa usar aqueles oculos vermelho/azul
Baixem o Gens Surreal 1.90 e em Config/Video , vejam a aba Acompal Gen3D
Falou!
Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Não sabia que tinha uma versão do Gens com suporte a 3D Anaglyph, o emulador que sempre usei para fazer isso era o Dega, emulador antigo de Master System, ele não é dos melhores mas tinha suporte a esse tipo de 3D.
Vou buscar o Gens e testar para ver como fica
Vou buscar o Gens e testar para ver como fica
- peixemacaco
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- Registrado em: Ter Out 10, 2017 2:40 pm
Re: Os óculos 3D do Master System nem eram tão legais assim
Bom saber que o Dega também tem suporte a 3Dlohankain escreveu: ↑Qui Set 29, 2022 3:02 am Não sabia que tinha uma versão do Gens com suporte a 3D Anaglyph, o emulador que sempre usei para fazer isso era o Dega, emulador antigo de Master System, ele não é dos melhores mas tinha suporte a esse tipo de 3D.
Vou buscar o Gens e testar para ver como fica
Vou testar
Falou!
Nelson