Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
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Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Bem, alguns entre nós deve conhecer isso... no site do sms power, tem um tutorial que ensina como construir um gravador de cartuchos de Master System. O tutorial é muito bacana, bem feito e ilustrado, e ao que parece é simples de ser executado (só dá um pouquinho de trabalho, mas é simples). Para quem quiser ver o tutorial: http://www.smspower.org/smsreader
Já comprei a maior parte dos componentes, só tá faltando mesmo o slot de 50 pinos para pôr o cartucho do Master System... acho que para conseguir um slot desses terei que sacrificar algum Master System, mas já estou considerando a hipotese de fazer uma gambiarra: pegar um slot ISA do tempo dos dinossauros, e serrar uma parte para que fique somente 50 pinos
Gostaria de saber se alguem ai já tomou uma iniciativa dessas, se conseguiu ou teve problemas para montar os circuitos e etc. Sei que tambem vou ter que constuir um cartucho regravável, mas no site tambem tem um tutorial para isso.
E então o que me dizem? Me dão ao menos o apoio moral?
Já comprei a maior parte dos componentes, só tá faltando mesmo o slot de 50 pinos para pôr o cartucho do Master System... acho que para conseguir um slot desses terei que sacrificar algum Master System, mas já estou considerando a hipotese de fazer uma gambiarra: pegar um slot ISA do tempo dos dinossauros, e serrar uma parte para que fique somente 50 pinos
Gostaria de saber se alguem ai já tomou uma iniciativa dessas, se conseguiu ou teve problemas para montar os circuitos e etc. Sei que tambem vou ter que constuir um cartucho regravável, mas no site tambem tem um tutorial para isso.
E então o que me dizem? Me dão ao menos o apoio moral?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
É uma boa, eu só acho triste ter que sacrificar um cartucho... Boa sorte!
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Vai fundo, botamos fé!
Se eu tivesse um masterssaistenzinho sucateado, te arrumava pra aproveitar o slot.
Aliás, eu tenho um Master 3 com sonic na memória aqui encostado, sem controles nem cabo rf. Passo adiante baratinho, ou faço rolo...
Acho melhor anunciar na seção apropriada, hehe. Mas fica aí o toque caso ce queira um pra aproveitar as peças...
HarvestDude™
Se eu tivesse um masterssaistenzinho sucateado, te arrumava pra aproveitar o slot.
Aliás, eu tenho um Master 3 com sonic na memória aqui encostado, sem controles nem cabo rf. Passo adiante baratinho, ou faço rolo...
Acho melhor anunciar na seção apropriada, hehe. Mas fica aí o toque caso ce queira um pra aproveitar as peças...
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Eu já escolhi um para o abate: Zaxxon 3D. Tem o chip de 32 pinos que preciso, agora a missão é encontrar uma After Burner, ou Golden Axe para aproveitar a plaquinha deles, pois tem mais espaço na placa, e a minha suspeita é de que eles tem dois chips, um mapeador e outro de memória de 4Mbit, o que vai me servir para gravar, finalmente, o Phantasy Star!!!Corredor X escreveu:É uma boa, eu só acho triste ter que sacrificar um cartucho... Boa sorte!
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Tem meu apoio moral.
Meu Master I está disponível, mediante o arranjo de outro Master I em melhor estado, com fonte original, dois controles e óculos 3D com ambas as pernas inteiras ....
Meu Master I está disponível, mediante o arranjo de outro Master I em melhor estado, com fonte original, dois controles e óculos 3D com ambas as pernas inteiras ....
Vlad - Dj Kax
Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Cara, esse tipo de coisa também me atrai muito, mas não tenho muito conhecimento eletrônico ainda. Quero ver se encaixo um curso técnico no meu tempo... Idéias não faltam.
Abraço
Abraço
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Encontrei esse projeto no SMSPower há alguns anos, sempre venho adiando por pura preguiça.
O sistema é bem simples, justamente pra baratear. O cartucho utiliza uma SRAM alimentada por uma CR2032, que sai MUITO mais barato do que uma memória flash, e principalmente mais barato que uma EEPROM, que precisaria de um gravador completo (e ainda assim não seria possível gravar os jogos sem remover a EEPROM da placa, que teria de ser 'soquetada')
Quando arrumar tempo vou dar uma futucada melhor ali na documentação, pra ver se dá pra usar SRAM de 4mbit, pois lá só ensina a de 2mbit/256k (e a de 32k, dos jogos da época do MyCard, Criatura Nuclear FTW! ). Bizarramente ele usa 2 de 1mbit, acho que foi por causa do preço.
Eu ia usar um Tom & Jerry loose que tinha aqui, mas acho que não é 32 pinos, também não achei a maldita fita em lugar nenhum.
O sistema é bem simples, justamente pra baratear. O cartucho utiliza uma SRAM alimentada por uma CR2032, que sai MUITO mais barato do que uma memória flash, e principalmente mais barato que uma EEPROM, que precisaria de um gravador completo (e ainda assim não seria possível gravar os jogos sem remover a EEPROM da placa, que teria de ser 'soquetada')
Quando arrumar tempo vou dar uma futucada melhor ali na documentação, pra ver se dá pra usar SRAM de 4mbit, pois lá só ensina a de 2mbit/256k (e a de 32k, dos jogos da época do MyCard, Criatura Nuclear FTW! ). Bizarramente ele usa 2 de 1mbit, acho que foi por causa do preço.
Eu ia usar um Tom & Jerry loose que tinha aqui, mas acho que não é 32 pinos, também não achei a maldita fita em lugar nenhum.
I'm the Master System Master and Master of the System, the Policeman Said.
"Nintend and Sega will be dead by the end of 1992." - Troy Saville, 22/03/1989
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Aêêêêêê, mais um técnico na área!Joe escreveu:Encontrei esse projeto no SMSPower há alguns anos, sempre venho adiando por pura preguiça.
O sistema é bem simples, justamente pra baratear. O cartucho utiliza uma SRAM alimentada por uma CR2032, que sai MUITO mais barato do que uma memória flash, e principalmente mais barato que uma EEPROM, que precisaria de um gravador completo (e ainda assim não seria possível gravar os jogos sem remover a EEPROM da placa, que teria de ser 'soquetada')
Quando arrumar tempo vou dar uma futucada melhor ali na documentação, pra ver se dá pra usar SRAM de 4mbit, pois lá só ensina a de 2mbit/256k (e a de 32k, dos jogos da época do MyCard, Criatura Nuclear FTW! ). Bizarramente ele usa 2 de 1mbit, acho que foi por causa do preço.
Eu ia usar um Tom & Jerry loose que tinha aqui, mas acho que não é 32 pinos, também não achei a maldita fita em lugar nenhum.
Bem-vindo ao fórum! Depois, dá uma apresentada lá no "Discussão Geral".
[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
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- Rony_Ket
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Imagino que funcione com SRAM's de 512 KB sim, já que o mapper, que é o chip que "organiza" a memória para o Master, quando ela é maior que 32 KB, suporta até 512 KB. Porém nesse projeto do SMS Reader, ele usa um chip específico de memória, que desconheço os modelos que existem desta mesma linha. Talvez tenha usado 2 chips de 128 KB como "sanduíche", pois só existam eles mesmo.
Se pegarmos um cartucho com Sonic Blast/Street Fighter 2/Virtua Fighter Animation, imagino que seja possível também construir um cartucho com 1 MB. Mas quero ver um louco "destruir" uma "raridade" da Treco Toy, só pra fazer um Dev Cart hehe
(Deixa eu arrumar alguém que tenha um gravador de EPROMS, e um chip de 1 MB, que irei fazer outro "Super 2 in 1", com Sonic Blast e Street Fighter 2, no mesmo cart...)
Eu considero muito mais fácil gravar Flash roms nesse caso, já que elas estão fácilmente disponíveis por aí, e só arranjar alguém que tenha o gravador de Flash roms.
Se pegarmos um cartucho com Sonic Blast/Street Fighter 2/Virtua Fighter Animation, imagino que seja possível também construir um cartucho com 1 MB. Mas quero ver um louco "destruir" uma "raridade" da Treco Toy, só pra fazer um Dev Cart hehe
(Deixa eu arrumar alguém que tenha um gravador de EPROMS, e um chip de 1 MB, que irei fazer outro "Super 2 in 1", com Sonic Blast e Street Fighter 2, no mesmo cart...)
Eu considero muito mais fácil gravar Flash roms nesse caso, já que elas estão fácilmente disponíveis por aí, e só arranjar alguém que tenha o gravador de Flash roms.
Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Valeu pelas boas vindas, man!darini escreveu:Aêêêêêê, mais um técnico na área!
Bem-vindo ao fórum! Depois, dá uma apresentada lá no "Discussão Geral".
Depois vou postar um pouco sobre mim lá no tópico, mesmo que ninguém vá ler.
O problema de gravar em flash é que tem que tirar a memória do cartucho, esse SMSReader fica mais simples, tipo aqueles EZ Flash de GBA.Rony_Ket escreveu:Imagino que funcione com SRAM's de 512 KB sim, já que o mapper, que é o chip que "organiza" a memória para o Master, quando ela é maior que 32 KB, suporta até 512 KB. Porém nesse projeto do SMS Reader, ele usa um chip específico de memória, que desconheço os modelos que existem desta mesma linha. Talvez tenha usado 2 chips de 128 KB como "sanduíche", pois só existam eles mesmo.
Se pegarmos um cartucho com Sonic Blast/Street Fighter 2/Virtua Fighter Animation, imagino que seja possível também construir um cartucho com 1 MB. Mas quero ver um louco "destruir" uma "raridade" da Treco Toy, só pra fazer um Dev Cart hehe
(Deixa eu arrumar alguém que tenha um gravador de EPROMS, e um chip de 1 MB, que irei fazer outro "Super 2 in 1", com Sonic Blast e Street Fighter 2, no mesmo cart...)
Eu considero muito mais fácil gravar Flash roms nesse caso, já que elas estão fácilmente disponíveis por aí, e só arranjar alguém que tenha o gravador de Flash roms.
Será que o mapper dos jogos de 8mbits é sempre o mesmo? Pelo que vi aqui no pacote de roms que tenho, os jogos de 8mb são: Yellow Woodpecker's Ranch ( ), Sonic Blast, Virtua Fighter Animation, um tal de Sangokushi 3 (nunca rodei este cacete), e SF2 com bizarros 800 kbytes, número deveras estranho ( ). Claro que deve ter alguns 86454 in 1, embora seja raro de ver, né.
Nem pesquisei datasheets, mas as Sram de 512k devem ter no máximo a pinagem diferente. Dá pra fazer um sanduiche... iche, iche, de 4 de 128k, que teoricamente deveria funcionar.
Eu tenho um gravador, é um projeto Willem, acho que grava flash também, mas nunca testei. Tenho alguns chips de 4mbits, alguns de 1 ou 2, sei lá. Mas não tenho o apagador UV, e nem pretendo comprar... Queria esse regravável pois é um projeto único: fez, tá pronto. Não tenho paciência de ficar fazendo um monte de cartucho. Iria fazer só por curiosidade e por gostar de gambiarras, já que hoje me dia é mais prático jogar no emulador mesmo (Exorcista 2 - O Herege ).
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"Nintend and Sega will be dead by the end of 1992." - Troy Saville, 22/03/1989
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Pelo menos os 8 megabits da Treco Toy tem a mesma placa, ela utiliza um mapper que é utilizado nos cartuchos de Game Gear...Joe escreveu:Valeu pelas boas vindas, man!darini escreveu:Aêêêêêê, mais um técnico na área!
Bem-vindo ao fórum! Depois, dá uma apresentada lá no "Discussão Geral".
Depois vou postar um pouco sobre mim lá no tópico, mesmo que ninguém vá ler.
O problema de gravar em flash é que tem que tirar a memória do cartucho, esse SMSReader fica mais simples, tipo aqueles EZ Flash de GBA.Rony_Ket escreveu:Imagino que funcione com SRAM's de 512 KB sim, já que o mapper, que é o chip que "organiza" a memória para o Master, quando ela é maior que 32 KB, suporta até 512 KB. Porém nesse projeto do SMS Reader, ele usa um chip específico de memória, que desconheço os modelos que existem desta mesma linha. Talvez tenha usado 2 chips de 128 KB como "sanduíche", pois só existam eles mesmo.
Se pegarmos um cartucho com Sonic Blast/Street Fighter 2/Virtua Fighter Animation, imagino que seja possível também construir um cartucho com 1 MB. Mas quero ver um louco "destruir" uma "raridade" da Treco Toy, só pra fazer um Dev Cart hehe
(Deixa eu arrumar alguém que tenha um gravador de EPROMS, e um chip de 1 MB, que irei fazer outro "Super 2 in 1", com Sonic Blast e Street Fighter 2, no mesmo cart...)
Eu considero muito mais fácil gravar Flash roms nesse caso, já que elas estão fácilmente disponíveis por aí, e só arranjar alguém que tenha o gravador de Flash roms.
Será que o mapper dos jogos de 8mbits é sempre o mesmo? Pelo que vi aqui no pacote de roms que tenho, os jogos de 8mb são: Yellow Woodpecker's Ranch ( ), Sonic Blast, Virtua Fighter Animation, um tal de Sangokushi 3 (nunca rodei este cacete), e SF2 com bizarros 800 kbytes, número deveras estranho ( ). Claro que deve ter alguns 86454 in 1, embora seja raro de ver, né.
Nem pesquisei datasheets, mas as Sram de 512k devem ter no máximo a pinagem diferente. Dá pra fazer um sanduiche... iche, iche, de 4 de 128k, que teoricamente deveria funcionar.
Eu tenho um gravador, é um projeto Willem, acho que grava flash também, mas nunca testei. Tenho alguns chips de 4mbits, alguns de 1 ou 2, sei lá. Mas não tenho o apagador UV, e nem pretendo comprar... Queria esse regravável pois é um projeto único: fez, tá pronto. Não tenho paciência de ficar fazendo um monte de cartucho. Iria fazer só por curiosidade e por gostar de gambiarras, já que hoje me dia é mais prático jogar no emulador mesmo (Exorcista 2 - O Herege ).
Ou seja, pela lógica, o mapper deverá suportar EPROMS/Flash Roms, assim como os mappers de 4 megabits.
E outra, vc irá esquentar com esse Sangosuki 3? Talvez ele nem rode no SMS Brasileiro, por se tratar de ser um game coreano...
Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Não sei quantos meses (ou anos ) vou levar, mas farei a engenhoca. Pra quem tem dificuldade em achar peças, o site http://www.futurlec.com/ é confiável, tem preço bom, e tem tudo que precisa.
Minha idéia é a seguinte: vou comprar um Power Base (tá na faixa dos R$ 25 a R$ 30 no ML), e hackear a base do conector de Master que vem nele, SEM estragar o adaptador em si (ao menos o funcionamento). Dentro dele eu colocaria o circuito do SMSReader colado em algum canto da carcaça, com cola-quente. Faria furos na traseira da carcaça pra parafusar as entradas LPT1 e a de fonte. Dessa forma, o adaptador e o 'Master' viram uma coisa só, mais fácil de lidar, e esteticamente menos gambiarra também.
Vai ser lindo utilizar essa gambi, já que eu não tenho Master System, vai ser tudo no Power Base mesmo. Somando-se o fato de que o meu Genesis já tem um Sega CD de gaveta acoplado embaixo, ficará algo no mínimo inusitado.
Minha idéia é a seguinte: vou comprar um Power Base (tá na faixa dos R$ 25 a R$ 30 no ML), e hackear a base do conector de Master que vem nele, SEM estragar o adaptador em si (ao menos o funcionamento). Dentro dele eu colocaria o circuito do SMSReader colado em algum canto da carcaça, com cola-quente. Faria furos na traseira da carcaça pra parafusar as entradas LPT1 e a de fonte. Dessa forma, o adaptador e o 'Master' viram uma coisa só, mais fácil de lidar, e esteticamente menos gambiarra também.
Vai ser lindo utilizar essa gambi, já que eu não tenho Master System, vai ser tudo no Power Base mesmo. Somando-se o fato de que o meu Genesis já tem um Sega CD de gaveta acoplado embaixo, ficará algo no mínimo inusitado.
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
E depois de tanto tempo o que aconteceu?
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
Comprei um gravador universal de memoria EPROM e parei na parte da compra da lâmpada UV para apagar os chipsmilesprower escreveu:E depois de tanto tempo o que aconteceu?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
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Re: Construir um SMS Reader: A MISSÃO!
E eu criei um tutorial de como fazê-lo para cartuchos de Mega Drive... :oldlol: