Galaxy Force II
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Meu primeiro Mega tem uma história engraçada...
Lá pelos idos de 93 marromeno, meu pai comprou um Golzinho GTS vermelho 1.8. Carrinho era massa, bonitinho e tals, corria feito o diabo e, de quebra, tinha na traseira uns panelão de auto-falante pra baruiá a vizinhança inteira. O problema é que via de regra, meu pai e irmão iam na frente enquanto eu e minha mãe sentavámos no banco de trás. Nessa nóis lá atrás ficava surdo enquanto os dois mané na frente curtiam de boas.
Após muitas reclamações enfim meu pai teve a iluminação dos céus em bater um rolo naquelas panela em um Mega japãonêis completinho na caixa e com três jogos, sendo um deles o Galaxy Force II.
Galaxy Force II para Mega é um típico game de arcade da SEGA convertido com louvor para o console. Sprites bem desenhados e em ótimo tamanho, ação constante, dificuldade elevada, tema futurista e tudo muito bem encaixado numa trilha sonora digna de ser tocada a qualquer momento de sua vida - falarei mais ao final do texto.
Para zerar esse game na primeira vez, foram diversas e longas jogadas durante várias semanas até que "masterizei" a parada. Explico: o jogo permite no inicio você selecionar 1 de 5 mundos e te dá uma quantidade definida de energia que é usada para cruzar esses planetas e lutar contra os inimigos. Ataques e danos drenam essa energia assim como o próprio deslocamento da nave.
Em uma visita ruim a um desses planetas, é até provável que você chegue ao final da fase com um pouco de energia, mas fatalmente acabará sem combustível na fase seguinte. E para superar esse problema do combustível, é necessário além de sofrer o mínimo de dano possível, matar o máximo de inimigos durante a fase para que, ao final dela, esses pontos gerem bônus que se convertem em combustível para a próxima fase.
Vale citar: não há vidas ou continues, acabou a energia, game over.
Sendo assim, para zerar o game é preciso já desde a primeira fase matar o máximo possível de inimigos, fazer um bom estoque de energia, repetir o mesmo nas fases seguintes o melhor possível para chegar no final quase que "no cheiro do tanque". Sim abiguinhos, o game é phuedas bagarai!!!
O jogo é rico em seus gráficos, os inimigos são variados, as fases todas diferentes e com desafios próprios. A mais lembrada é a segunda, que se passa em um planeta com magma voando pra todo lado. Mas claro, há outros mundos fabulosos com horizontes coloridos e enfeitados por planetas estilo Saturno (anéis) ou mais de uma estrela.
O jogo em si é fantástico, belo, vivo e desafiante e pra fechar o bolo não temos aqui uma cereja. Não senhores... temos algo mais grandioso e único, quase uma melancia, que é a incrível trilha sonora!!!
Dispensável dizer que o chipzinho de áudio do Meguinha é capaz de peripécias únicas, principalmente quando utilizado em sua essência, sem querer transformá-lo em um chip FX ou reprodutor Wave da vida. Sim, quando utilizado em sua função original, como sintetizador, qualquer composição alcança uma qualidade e brilho incomparável. Vemos isso em Out Run, Streets of Rage, Revenge of Shinobi, Sonic e tantos outros. Mas as músicas de Galaxy Force II seguramente é uma das três melhores composições nessa lista embora pouquíssimo conhecida.
Recomendo demais esse jogo a qualquer um que curta Mega Drive, seja pela questão da dinâmica do game ou, principalmente, pelas músicas que embalam a aventura.
Notinhas do Giga
Gráficos: 10
Desafio: 10
Som: orgasmos múltiplos!!!