Depois de algumas semanas jogando só consoles antigos, liguei o Xbox One X pra jogar algumas coisas recentes do GamePass, entre eles o
Battletoads. Nessas horas percebe-se o valor do GamePass, o estilo desenho animado de sábado havia me tirado qualquer interesse no jogo eu eu nunca o teria comprado, mas por estar "de graça" no GP não custava dar uma chance e até que achei OK, teria perdido um jogo totalmente jogável.
Não estou falando que é um jogão, longe disso, ele tem alguns problemas sérios (pra mim), mas o estilo artístico adotado não é um dos maiores, como eu imaginava. Depois de alguns minutos acostuma-se, até mesmo porque o 2D do jogo é excelente, lembra um pouco os gráficos de Rayman Origins, então o estilo cartunesco dos personagens de certa forma "combina". O maior problema na minha opinião é que o jogo é meio esquizofrênico, ele não sabe o que é. Tem fase que é beat em up, como o jogo original. Mas tem fase que é plataforma, outras são como jogos de nave a la Space Invaders, outras fases são apenas minigames parecidos com aqueles jogos do Wario para GBA. Tivesse o jogo feito o feijão com arroz e seguido um estilo definido, como o Streets of Rage 4 fez, teria ficado muito melhor. Outra coisa que atrapalhou bastante a minha experiência foi o excesso de ceninhas de história. A vontade de transformar o negócio em desenho animado foi tão grande que exageraram na dose e toda hora tem uma ceninha de vários minutos, acaba enchendo o saco e lá pelas tantas eu desisti de prestar atenção nelas. Se tivessem corrigido esses pontos principais, seria um jogo de bastante potencial.
Tem alguns pontos engraçados, com piadas sobre a própria série e com a Microsoft, como o fato de a história começar com eles "saindo de um bunker" onde estavam presos há anos, uma alusão ao tempo de hiato da franquia, e tendo que arrumar empregos comuns; um ponto brilhante em uma barreira da fase das motos, referência ao warp zone que existia em ponto similar no jogo original (e se bater essa barreira, achando que vai ter algum warp também, é desbloqueada uma conquista tirando sarro por ter morrido acreditando que teria alguma coisa); piada com o fracasso do Zune: piada com "o futuro ser em terceira dimensão" no final do jogo, em relação às críticas pela série nunca ter entrado no 3D, etc.
Fora as fases com estilos nada a ver, as que remetem mais ao jogo original são bem feitas. A fase das motos ficou legal, diferente mas fiel à original, e a fase final que tem uma parte que tem que ficar caindo e mirando nos buracos retrata bem a parte assim que existia na fase do rato no jogo original. Tem partes do jogo onde eles acertaram bem, mas em outros acabaram caprichando na cagada.
Um ponto meio decepcionante, mas que era de se esperar, é a baixa dificuldade. O original até hoje tem a fama de extremamente difícil (embora nem seja tanto), mas a geração atual é outra, acostumada com facilidade, então o jogo é extremamente fácil. Você começa a jogar e não se pergunta se vai terminar, mas sim quando vai, pois é impossível ter um game over. São vidas infinitas, checkpoint e cada dois passos e você só perde uma vida se os três sapos ficarem fora de combate ao mesmo tempo (quando acaba a barra de energia de um, o jogo já troca para o seguinte), ou seja, tem que "morrer" três vezes para de fato ter que voltar ao último checkpoint. Para aumentar a facilidade, os sapos derrotados só ficam fora de combate por 30 segundos, depois disso voltam, então tem que perder os 3 em menos de 30 segundos para ter que voltar ao checkpoint, é muita moleza.
Enfim, escrevi muito mais do que eu planejava, mas é isso aí, obrigado se você chegou até aqui