Gears of War, Xbox360
Gears of War ou Grays of War? Tirando a zoeira o jogo é muito cinza mesmo, muitas vezes fica até difícil de entender por onde ir ou que caminho percorrer por que tudo meio que parece igual...
Gears of Wars arrebentou no Xbox360 na época e por muitos anos seguintes, através das diversas continuações. Hoje aparentemente não tem o peso de antigamente por algum motivo que desconheço.
Controlamos (em terceira pessoa) um grupo de soldados através de diversos cenários diferentes contra um exército de seres esquisitos que parecem uma mistura de lagartixa e dragão de komodo. Sempre há no mínimo 2 personagens em seu grupo, sendo que controlamos um e a CPU (ou um amigo) controla o segundo. É necessário utilizar estratégias de 'assalto': atacar, recuar e reagrupar, para enfrentar o inimigo, o que nos leva num dos problemas do jogo: os personagens controlados pela CPU são burros demais, basicamente se atirando sobre os inimigos e tomando chumbo. Sobra pro nosso personagem correr até eles para ajudá-los a "ressucitar", terrível e irritante.
Achei pouca a variedade de armas e inimigos, apesar que eu particularmente não conseguia diferenciar os inimigos por que eles meio que se parecem e é claro os tom de cinza predominantes não ajuda.
Ponto algo do jogo são os níveis, bem variados e com gráficos bem legais. A música também é competente.
Eu observei diversos bugs, normalmente relacionados ao grupo de personagens, por exemplo quando um deles parou e não me acompanhou mais e a porta para o resto do nível não abria. Ou quando parte do grupo ficou atirando em um inimigo invisível (ou que desapareceu dentro de uma parede).
Eu imagino que o multiplayer desse jogo seja bem divertido, não é atoa que fez tanto sucesso. A história pouco importa e o jogo se esforça pouco para explicá-la o que é algo bom ao meu ver. O jogo ainda apela para alguns sustos, com inimigos pulando em cima dos personagens, há uma tentativa de criar tensão no jogador, o que funcionou comigo.