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Over Drivin’ GT-R - O Need for Speed exclusivo da Nissan para o Sega Saturn

Enviado: Dom Abr 17, 2022 10:40 pm
por Sonymaster
Em 1994, The Need for Speed chegou para revolucionar o mundo dos jogos de corrida. Com carrões reais, pistas pelo mundo e um visual nunca visto antes nos videogames, foi um dos primeiros jogos que nos fez imaginar, de fato, que estávamos dirigindo Ferraris, Porsches e Lamborghinis.



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Entretanto, existe uma versão bem diferente deste game. Lançado apenas no Japão e para Sega Saturn, a Nissan, gigante japonesa do mundo dos automóveis, adquiriu a licença do jogo para lançar o seu “próprio NFS”. Obviamente, apenas com carros da montadora. Com o nome de Over Drivin’ GT-R, foi uma forma que a montadora encontrou para promover seus carros.



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Para relembrar Over Drivin’ GT-R, temos que relembrar primeiro The Need for Speed. A série, que é uma das mais conhecidas do mundo dos games, teve seu primeiro game lançado em 1994, para o 3DO. Naqueles dias, o 3DO surgia como uma promessa de console de nova geração que, como sabemos, fracassou, embora existia sim bons games e boas tecnologias no videogame.



O game original oferecia três pistas principais, a City, a Coastal e a Alpine, além de oito carros. Oferecia um visual impressionante para um game de 1994, com direito a um visual do painel do carro que oferecia uma imersão ainda maior. Para a época, foi revolucionário. E ainda contavam com vídeos com os carrões, que davam valor extra ao jogo.



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Para o PlayStation e o Saturn, novos modos foram adicionados, como o Tournament e Time Trial, junto ao clássico Head to Head. O MS-DOS e o Windows 95 também receberam versões do game, com melhorias que deixavam a versão para computador ainda melhor. A versão de PC, inclusive, contava com duas novas pistas, além de áudio em rock ou techno.



No Japão, no entanto, a série tinha outro nome. Com o nome de Over Drivin’ DX, o game chegou ao PlayStation japonês em 1996. Apesar do nome, a única grande diferença da versão ocidental era o suporte ao idioma japonês. O game oferecia três carros japoneses: o Acura NSX, da Honda, um Mazda RX-7, e Toyota Supra Turbo.



Como você percebeu, não havia nenhum carro da Nissan. Mas a montadora, ao invés de negociar com a EA a possibilidade de adicionar seus carros em jogos posteriores, tomou uma decisão ainda mais ousada: adquiriu uma licença, para lançar no Japão o seu próprio game. Substituindo, claro, todos os carros do jogo por veículos da empresa.







Se hoje em dia as montadoras usam e abusam das tecnologias para desenvolver ou promover seus carros, o que inclui os games e tecnologias como realidade aumentada ou realidade virtual, no passado os games se mostravam como uma boa oportunidade de apresentar os carros ao público.



A Ford manteve, por muitos anos, um simulador no qual apresentava seus carros mais recentes, para que, jogando, o potencial comprador conhecesse melhor as tecnologias embarcadas e os funcionamentos do carro. De forma semelhante, a Nissan trouxe este princípio ao seu The Need for Speed.



Chamado de Over Drivin’ GT-R, o game era basicamente o mesmo que o originou, apenas com os carros da Nissan entre os selecionáveis. O Saturn foi o destino do game, já que não havia recebido o port original de The Need for Speed em terras japonesas.



E, por se tratar de um game promocional, muito da parte de desafio foi removido. Muito conteúdo do jogo é desbloqueado desde o início, e o game conta com alterações de som e FMV, obviamente, para adaptar o jogo ao “mundo Nissan“. E como forma de apresentar os carros da Nissan, que eram carros de rua em sua maioria e não possantes de luxo, a jogabilidade ficou um pouco mais lenta. A montadora chegou a oferecer, em algumas versões, um chaveiro de brinde.



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Os carros contavam um pouco da história da Nissan. Entre os oito carros disponíveis, tinham carros novos, como o Nissan 180SX, carros mais antigos, como o Skyline de 1989 e até clássicos como o Fairlady Z, lançado em 1970. Os oito carros disponíveis eram os seguintes:



1996 Nissan 180SX 

1989 Nissan 300ZX 

1970 Nissan Fairlady Z 

1996 Nissan Silvia 

1969 Nissan Skyline 

1973 Nissan Skyline 

1989 Nissan Skyline 

1995 Nissan Skyline 



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Após este game, a Nissan seguiu investindo no mundo dos videogames. A montadora colocou o Skyline entre um dos carros em Gran Turismo, que chegaria em 1997, e iniciaria uma grande parceria entre montadora e game. Sendo uma das apoiadoras do game da Polyphony Digital, sempre houveram carros da montadora nos games da série, o que inclui conceitos feitos para o game.



Tal parceria rendeu até o GT Academy, programa da PlayStation e da NISMO, o programa de corridas da Nissan, que busca fazer uma ponte entre os games e o mundo real das corridas, preparando jogadores e transformando-os em pilotos. O programa, inclusive, já participou das 24 Horas de Le Mans, e foi um grande sucesso.



Além disso, a Nissan conta até com cadeira gamer, entre seus projetos. Seus conceitos foram baseados nos assentos de seus carros, como o GT-R Nismo, o Armada e o Leaf. Sendo, assim, uma das montadoras que enxergam, até hoje, boas oportunidades de promover seus automóveis usando os games para isso.



Fonte: Arkade

Re: Over Drivin’ GT-R - O Need for Speed exclusivo da Nissan para o Sega Saturn

Enviado: Seg Abr 18, 2022 1:34 am
por B - Mark
Eu soube que Need for Speed era conhecido como Over Drivin no Japao apos ganhar um Need for Speed II de PS1 em uma Rifa promovida em outro forum que participei e ao pesquisar pelos jogos descobri que desde o primeiro Need for Speed ate o Underground a serie tinha nome diferente no Japao.

Meu Over Drivin II (Need for Speed II no Ocidente) teve as opcoes traduzidas do Japones para o Ingles e tive que procurar por screenshots da versao EUA para me orientar.

Abaixo,esta a foto do meu jogo original que jogo no PS2 por Retrocompatibilide

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E aqui um link com informacoes sobre os jogos do Need for Speed que foram localizados para o Japao

https://nfs.fandom.com/wiki/Category:Localised_Releases