Conheça mais uma geringonça dos anos 90: a “cadeira de ação” para Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Conheça mais uma geringonça dos anos 90: a “cadeira de ação” para Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Entre os anos 80 e início dos anos 90, o mundo dos games tinham a magia dos games de 8 e 16-bits, além das expectativas com o “novo mundo” proposto pela geração 32-bits. Mas em paralelo, também foi uma época onde as empresas de games, sendo as fabricantes dos consoles ou não, não paravam de lançar geringonças buscando trazer uma “experiência diferenciada”.



Em dias sem os recursos atuais como a Realidade Virtual, os volantes que realmente trazem a sensação de uma corrida real ou sensores de movimento, restava à indústria criar “equipamentos” nem um pouco práticos, mas que traziam algo de diferente para quem estava “cansado” só de jogar da forma tradicional.



Imagem



Um destes produtos vem da tecnologia que buscava usar da hidráulica (conhecidos no Japão como SEGA Taiken) para inclinar durante os jogos. Space Harrier é um exemplo interessante, que usava esta tecnologia em seu gabinete de arcade para trazer um pouco da sensação de ação frenética do game.



A SEGA introduziu tal tecnologia nos arcades, mas uma empresa chamada Simular Technology resolveu transformar isso em um item caseiro, criando uma espécie de cadeira que permitia que os jogos fossem controlados com a inclinação dos jogadores. Tal produto foi vendido nos EUA como um dispositivo compatível com o NES e o Mega Drive.



Mas no Reino Unido, a SEGA europeia acabou colocando o seu selo no produto e o lançou de forma oficial no continente. Obviamente, era um trambolho, assim como o infame Activator, o que fez com que ninguém se interessasse pela ideia de colocar uma cadeira desengonçada em suas salas para jogar, com o aparelho saindo de circulação tão rápido quanto entrou.



Mas, para quem quer saber como funciona tal aparelho, um YouTuber conhecido por ser fã da SEGA, conhecido como Retro Gamer Boy, fez um unboxing da cadeira de ação, que foi comprada online e que ainda rendeu uma caixa feita pelo próprio com temática da SEGA dos anos 90, diferente das embalagens brancas “vazias”, nas quais o produto era realmente vendido no passado.



Veja o review e conheça mais uma geringonça vinda diretamente dos anos 90.







O Youtuber disse, em meio ao seu review, que a Action Chair (nome oficial do produto), é “horrível”, mas que trata-se de mais um sonho realizado, que é a de ter uma “versão na caixa” do produto, ainda mais quando a embalagem é feita pelo próprio novo proprietário. Inclusive, a caixa é tão bem feita que realmente parece algo oficial da época.



Fonte: Arkade
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Conheça mais uma geringonça dos anos 90: a “cadeira de ação” para Mega Drive

Mensagem por Jair »

A maneira que ele criou uma caixa é incrível, super bem feito.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder