Qual o console mais caro fabricado no país?

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Gentleman
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Abr 05, 2008 5:48 pm

Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Gentleman »

Então, pessoal. Não sei se vocês já viram gráficos similares a este:
Imagem
Mostrando qual o console mais caro da história nos EUA. Gostaria de ver um gráfico parecido, porém com os consoles brasileiros. Pergunto, vocês tem o preço e o ano de lançamento de algum console nacional?
Joe
Mensagens: 413
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 2:56 pm
Localização: Tange Gym

Re: Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Joe »

Bom, a imagem não abriu aqui (nem colando link na barra), mas eu creio que tenha sido o X360 nacional.

Em segundo eu colocaria o Master System TecToy, que, em 1989, custava uma grana alta. Lembro que todos os pais acabavam comprando Dynavision II ou Top Game VG-9000, pois o preço era bem melhor, embora fosse clones do NES.

Se bem que o Dreamcast tava R$ 999 no lançamento. O Ni***ndo 64, em 1996, cheguei a ver por R$ 1200 na Casa & Video, LOL.

Não tem como levar em consideração o mercado nacional, é tudo muito errado.

E outra, fazer conversões de preço no BRASIL é uma coisa impossível, pois a inflação no final da década de 80 e começo da década de 90 era uma coisa ridícula, de um dia para o outro os produtos subiam 50, 60%.

Acho que no fim das contas, a média é a mesma. O jeito mais fácil de fazer essa conta, seria calcular por porcentagem do salário mínimo na época que o console foi lançado.

EDIT: alguém tem os preços dos consoles no lançamento? Preços REAIS?

Achei essa tabela com o salário mínimo de cada ano - http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm
I'm the Master System Master and Master of the System, the Policeman Said.

"NintendImagem and Sega will be dead by the end of 1992." - Troy Saville, 22/03/1989
Steam Baron
Mensagens: 261
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 11:50 pm

Re: Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Steam Baron »

Eu lembro que quando o Dreamcast saiu, tava 900 paus na Casa & Video. Eu lembro porque eu era doidinho por um. :D
Imagem

“Zio me torturou para saber como acessar Nurvus. Eu consegui suportar até quando ele ameaçou trocar meu SO por '95. Mas quando ele achou uns disquetes do Windows 3.1…” - Demi
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Rony_Ket »

Eu acho que o maior absurdo, considerando a época, e tal, foi o lançamento do Sega Saturn pela Tec Toy...
Numa época que o salário mínimo era de 70 reais, o console desembarcou no Brasil a exorbitantes R$ 800, apesar do preço despencar em pouco tempo...
Também tinham os agravantes do dólar, que hoje é de 2 para 1, mas naquela época, o Real era mais forte do que a moeda americana.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Corredor X »

Pode não ter sido o mais caro, mas o Atari Polyvox custava inacreditáveis 333.000 cruzeiros, coisa de dez vezes o salário mínimo da época. Dava para comprar quase dois Dactar com esse valor.
Imagem
Gentleman
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Abr 05, 2008 5:48 pm

Re: Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Gentleman »

Joe escreveu:Bom, a imagem não abriu aqui (nem colando link na barra), mas eu creio que tenha sido o X360 nacional.

Em segundo eu colocaria o Master System TecToy, que, em 1989, custava uma grana alta. Lembro que todos os pais acabavam comprando Dynavision II ou Top Game VG-9000, pois o preço era bem melhor, embora fosse clones do NES.

Se bem que o Dreamcast tava R$ 999 no lançamento. O Ni***ndo 64, em 1996, cheguei a ver por R$ 1200 na Casa & Video, LOL.

Não tem como levar em consideração o mercado nacional, é tudo muito errado.

E outra, fazer conversões de preço no BRASIL é uma coisa impossível, pois a inflação no final da década de 80 e começo da década de 90 era uma coisa ridícula, de um dia para o outro os produtos subiam 50, 60%.

Acho que no fim das contas, a média é a mesma. O jeito mais fácil de fazer essa conta, seria calcular por porcentagem do salário mínimo na época que o console foi lançado.

EDIT: alguém tem os preços dos consoles no lançamento? Preços REAIS?

Achei essa tabela com o salário mínimo de cada ano - http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm
Opa Joe! Obrigado pela resposta!

Sobre as diferenças de preços nas lojas, isso não é exclusividade só do nosso mercado, até nos EUA isto ocorre. Porém, existe o preço oficial e creio que com classificados ou propagandas da época seja possível precisar o ano/mês e seu preço de lançamento. Para obter estes classificados, acredito que as revistas de games sejam uma boa opção (pelo menos em 1997, ano em que comecei a comprar este tipo de revista, todas vinham com anúncios da Direct Shopping mostrando os preços oficiais).

Quanto as conversões de preços, posso está sendo leviano devido ao meu pouco conhecimento nesta área, mas acho que seja possível, mesmo no período da inflação na década de 80. Talvez de um trabalho maior do que os períodos de estabilidade econômica, mas a princípio não vejo nada que impeça. Se não der, fazemos uma estimativa...
Rony_Ket escreveu:Eu acho que o maior absurdo, considerando a época, e tal, foi o lançamento do Sega Saturn pela Tec Toy...
Numa época que o salário mínimo era de 70 reais, o console desembarcou no Brasil a exorbitantes R$ 800, apesar do preço despencar em pouco tempo...
Também tinham os agravantes do dólar, que hoje é de 2 para 1, mas naquela época, o Real era mais forte do que a moeda americana.
Não me recordo do preço de lançamento do Saturn aqui, mas isso for verdade ele foi o console mais caro pelo menos de 1994 até os dias atuais. Queria alguma coisa que comprovasse este valor. Já os consoles lançados posteriormente eu tenho uma vaga noção (N64 quase R$700, gamecube acho que R$1200 e Dreamcast R$900)
Corredor X escreveu:Pode não ter sido o mais caro, mas o Atari Polyvox custava inacreditáveis 333.000 cruzeiros, coisa de dez vezes o salário mínimo da época. Dava para comprar quase dois Dactar com esse valor.
Mas isso na época de lançamento? Tu sabes se aquela revista videogame vinha com propagandas contendo o preço dos consoles?
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Qual o console mais caro fabricado no país?

Mensagem por Corredor X »

Gentleman escreveu:Mas isso na época de lançamento? Tu sabes se aquela revista videogame vinha com propagandas contendo o preço dos consoles?
Tenho quase certeza que sim, tem um scan disso online de uma nota de jornal, depois eu procuro. E eu me lembro que mais ou menos no fim da vida do SNES tinham umas propagandas com preços na Ação Games, a maioria jogos mas alguns consoles da Playtronic também, mas aí eles já estavam "velhos", fora do lançamento. Não era tão comum sair os preços nas propagandas de revistas, porque a maioria eram de locadoras interessadas mais em reiteração do que visita única para a compra do console... Onde eu me lembro claramente de preços eram nos anúncios que vinham no Globo de domingo dedicados exclusivamente aos videogames, geralmente na última capa colorida do caderno de TV, com imagens dos cartuchos e consoles, isso em 90-91. Não me recordo exatamente se eram da Casa e Vídeo ou da Fotoptica, mas acredito que fosse a primeira.
Imagem
Responder