Algum tempo atrás em um post perdido em nosso fórum, comentei que por muito tempo eu aguardei a notícia do lançamento de Phantasy Star II para Master System. No início da década de 90 PSII era meu vício e o Master minha plataforma de jogos daquele momento, então todo mês procurava algum anúncio nas revistas de games. Em vão é claro.
Com isso me veio a cabeça de pesquisar algo sobre o assunto, se havia algum rumor sobre isso ou se o jogo realmente nunca foi pensado para 8 bits.
Para minha surpresa, Phantasy Star II começou no Master antes de ir parar no Mega Drive! Sim! Eu sempre aguardei uma conversão dos 16 para 8 bits, mas na verdade o que aconteceu foi o contrário!
Há duas provas disso:
Uma lista de futuros lançamentos na revista japonesa Beep, a imagem pode ser vista abaixo:
Uma entrevista com os desenvolvedores, mais especificamente um parágrafo do game designer Kotaro Hayashida:
Phantasy Star II was originally planned for the Sega Master System, as a direct sequel to Phantasy Star. Later it was decided it would be released on the Megadrive, so we had to rework all our plans. Despite that huge change, we only had a half year to finish the game, a real oppressive schedule.
Não restam dúvidas né? 🙂
Agora fica aquele gosto de quero mais. Como seria o jogo no Master? Graficamente PSII apresenta uma evolução em relação ao primeiro jogo mas também não é realmente um avanço tecnológico, e o próprio Hayashida diz que o timeline de desenvolvimento foi realmente apertado, então provavelmente muita coisa foi aproveitada da versão 8 bits.
Será que labirintos ainda seriam 3D? Rieko Kodama (considerada a mãe da série) em outra entrevista diz o seguinte:
We got many requests to make the dungeons in Phantasy Star II 3D too. But to make dungeons that would look satisfying to us, with rotating floors and other features, would have taken up too much memory on the Megadrive. It would have been almost impossible.
Pelo jeito nem levaram em consideração fazer os labirintos em 3D no Mega, mas é possível que aproveitando a engine já existente do primeiro jogo, no SMS o segundo jogo poderia contar com labirintos 3D. Talvez, se um dia eu tiver a oportunidade de perguntar, com certeza o farei 🙂
Para finalizar, como ficaria a tela título do jogo com a cara dos gráficos do SMS? Só de brincadeira…
Fontes: shmuplations, Gazeta de Algol, Lost Levels
Qdo vi que PSII não tinha labirintos em 3D fiquei em choque.
Mas no Mega, não precisava ter frescuras de texturas nem nada, daria de boa pra fazer em 3D, um exemplo é o Shining in the Darknes que é todo em labirintos 3D e olha que o jogo só tem 8 megas, imagine um PSII com 24 megas que era a média da época ao invés de só 8.